Data: 21 a 27/07
Horário: 10h45 às 12h15
Local: Escola Profissionalizante – Estadual Professor Jucá Fontenele

Descrição da oficina: A oficina de guitarra destaca a importância do repertório, da improvisação, da composição e do acompanhamento. Através da prática, os alunos terão a possibilidade de perceber e exercitar a relação da guitarra com os outros instrumentos, os acordes; as escalas; a improvisação, tendo como suporte o ritmo, a forma da música, a harmonia e a melodia, a técnica na guitarra, o repertório e o acompanhamento.
Professor: Hermano Faltz (CE) e Arismar do Espírito Santo (SP)

Mini Bio Professores: Hermano Faltz iniciou seus estudos no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (CMAN), em Fortaleza, onde cursou disciplinas de guitarra, harmonia, improvisação e teoria musical. Aperfeiçoou seu conhecimento em harmonia, improvisação e composição com o saxofonista Márcio Resende. Ampliou sua abordagem na improvisação jazzística com o saxofonista Bob Mesquita. No ano de 2014 teve aulas com o guitarrista nova-iorquino Mike Moreno, um dos nomes de destaque da guitarra-jazz na contemporaneidade. É um dos principais nomes da cena jazz de Fortaleza atuando fortemente como bandleader em diversos grupos e projetos. Já deu aulas no Curso de Extensão do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará, Guitartrix Music Class, Projeto Música é Para a Vida do Festival Jazz e Blues de Guaramiranga(2014). Atua como professor do instrumento guitarra, harmonia e improvisação a mais de dez anos no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (CMAN) e está em fase de conclusão do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Arismar do Espírito Santo é um nome consagrado no meio musical brasileiro e mundial, referência em vários
instrumentos (guitarra, violão, baixo, bateria). É considerado um músico completo. A maneira de tocar e compor, sob a força da intuição e espontaneidade, são sua marca registrada. Tem assinado e dirigido
vários projetos e realizado shows e masterclasses em diversos países. Tem ministrado Master Classes em universidades dos EUA, na Dinamarca, Argentina, Uruguai e em diversas cidades brasileiras. Atualmente encontra-se em turnê de lançamento de seu novo trabalho, o Cd “Flor de Sal”, com melodias que mostram suas influências e a riqueza da música brasileira. Arismar possui dois livros editados: o songbook, “Alegria nos dedos” (Cia das Cordas), com os 15 temas de seu cd homônimo; e livro “Caderno Acre” (Prêmio
FUNARTE de música) resultado de trabalho de Criação Musical que desenvolveu no Estado do Acre. Arismar foi artista residente no Bird Eye Festival, em Basel (Suiça), em maio de 2017, onde ministrou master classes e realizou concertos com a participação de músicos europeus.